fbpx

Nossa Senhora dos Anjos

  • Festa litúrgica: 2 de agosto
Nossa Senhora dos Anjos é uma das inúmeras designações da Virgem Maria e refere-se à santa de devoção de São Francisco de Assis. Diz a história que a primeira capela no terreno da atual Igreja de Nossa Senhora dos Anjos foi erguida, em 352, por quatro peregrinos que voltavam de Jerusalém trazendo uma relíquia de Nossa Senhora. Segundo a lenda, anjos desciam dos céus nas vésperas de diversas solenidades.

A partir da morte de São Francisco de Assis, os frades construíram diversas edificações ao redor da capela inicial para abrigar os peregrinos que vinham em busca do Perdão de Assis, uma indulgência recebida durante uma visão, ocorrida em 1216, na qual São Francisco viu Jesus e a Virgem Maria, confirmada pelo Papa Honório III e estendida a toda Igreja Católica pelo Papa Pio XII.

Em 1569, devido ao grande afluxo de peregrinos, iniciou-se a construção da Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, que foi erguida em volta da primeira capela e terminada em 1679. Um terremoto causou grandes danos à igreja em 1832, mas a original e a cúpula permaneceram intactas e fazem parte da versão atual, concluída em 1840.
Ó Nossa Senhora dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula, São Francisco recebeu as vossas bênçãos generosas juntamente com sua Ordem. Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares. Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro! Tudo é possível para aquele que crer, para aquele que se arrepender! Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu, vos saudamos: Ave Maria.

Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp