fbpx

Santa Edwiges

  • Festa litúrgica: 16 de outubro
  • Padroeiro (a): Da Alemanha, dos pobres, dos endividados e das famílias.
Santa Edviges, ou Edwiges, nasceu em 1174, faleceu em 15 de outubro de 1243 e foi canonizada em 1267. Nascida em uma família nobre, casou-se, aos doze anos, com um príncipe da Silésia, um principado da Polônia medieval. Durante sua vida, sempre foi profundamente religiosa e dedicada à caridade. Como um sinal de sua fé, restringia sua alimentação ao mínimo e jejuava várias vezes por semana, um hábito que lhe acarretou uma grave enfermidade e só foi interrompido por meio da intervenção do bispo de Módena. Com a ajuda do marido, construiu diversos hospitais, conventos, igrejas, escolas e mosteiros, daí a representação da Santa segurando uma igreja entre as mãos, e, depois de viúva, continuou sua obra no mosteiro de Trzebnica, período no qual dispunha da maior parte de sua renda para ajudar mulheres e crianças abandonadas e para quitar as dívidas dos cidadãos que estavam cumprindo penas por não conseguirem pagar seus débitos, o que possibilitava que se reunissem com suas famílias.
Em sua imagem, seu hábito é a devoção a Deus; a coroa sobre suas mãos indica sua origem nobre e seu casamento, por meio do qual se tornou uma princesa que dispôs de sua fortuna para ajudar aos pobres; o livro é sua formação religiosa, que foi passada à sua família e a muitos outros; e a igreja que ela segura é uma tradução de suas obras, pois utilizou sua fortuna para construir e reformar diversos mosteiros, igrejas e conventos na Europa.
Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades. Por amor a Jesus Crucificado, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Santa Edwiges, por vossa santa vida, por vossa santa morte, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Amém.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp