Santa Sara de Kali

  • Festa litúrgica: 24 e 25 de maio
  • Padroeiro (a): Dos ciganos, dos ofendidos, dos desamparados, dos desesperados, dos exilados, das mulheres que querem engravidar e do bom parto.
Não há muitos registros oficiais sobre a vida de Santa Sara Kali, mas a tradição diz que ela ajudou no parto de Jesus e também que era serva de uma das três Marias que acompanharam a Via Dolorosa e a crucificação e morte de Jesus. Foi canonizada em 1712. Além disso, diz-se que, por volta do ano 48, Santa Sara, juntamente com Maria Madalena, Maria Jacobina, Maria Salomé e mais alguns outros cristãos, foi colocada em um barco, que foi deixado à deriva no Mar Mediterrâneo. Apesar de não ter velas ou remos, o barco, devido ao fervor das orações de todos os passageiros, especialmente as de Santa Sara, chegou à França, mais especificamente a Sante Maries de La Mer, onde estão depositadas suas relíquias sagradas e para onde os ciganos se dirigem durante seus dias. Durante a viagem, Santa Sara também prometeu que, se todos chegassem a salvo, que ela usaria um lenço para cobrir seus cabelos até sua morte, o que deu origem à tradição de deixar lenços aos pés da santa. Kali, em sânscrito, quer dizer negra e se refere à cor de sua pele.
Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos. Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Santa Sara, rogai por nós. Amém.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp