fbpx

Santa Tereza D’Ávila

  • Festa litúrgica: 15 de outubro
  • Padroeiro (a): Das pessoas com doenças que afligem o coração, o sangue e o cérebro, das bordadeiras, do xadrez, de quem precisa da graça divina, dos religiosos, dos professores, das pessoas ridicularizadas por sua piedade e da Espanha.
Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, nasceu em 28 de março de 1515, morreu em 5 de outubro de 1582 e foi canonizada em 12 de março de 1622. Teve participação ativa durante a Contra Reforma e foi cofundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços. Durante sua vida, foi profundamente devota, produziu diversos escritos teológicos, pelos quais recebeu o título de Doutora da Igreja, e teve visões divinas, incluindo uma em que um serafim transpassou seu coração repetidamente com uma lança de fogo, data comemorada pela Ordem Carmelita em 27 de agosto, na festa da Transverberação do Coração de Santa Teresa. Em seus esforços para reformar a Ordem Carmelita, saiu em viagem e criou e reformou mosteiros para que seus membros pudessem recuperar o fervor de outrora. As mudanças que implantou incluíram a clausura estrita e o silêncio quase absoluto, além do abandono do uso de calçados e a proibição do consumo de carne.
Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp