fbpx

Santo Expedito

  • Festa litúrgica: 19 de abril
  • Padroeiro (a): Das causas justas e urgentes, dos mercadores, dos navegantes, dos estudantes, dos que vão prestar exames e dos procrastinadores.
Existem muitas lendas a respeito da origem de Santo Expedito. Apesar de nenhuma delas ser comprovada, supõe-se que ele foi um cristão que morreu martirizado no século IV. Ainda assim, sua figura deu origem a um folclore particular, que levou seus devotos a elegê-lo o santo das causas perdidas. Seu culto se popularizou a partir do século XVII, quando começou a circular com a representação atual: a de um legionário romano, que traz, em uma mão, a palma, representação do martírio, e, na outra, uma cruz com a palavra hodie que, em latim, significa hoje, ou seja, que o momento da conversão é sempre o agora. O corvo esmagado sob seus pés é representado juntamente com a palavra cras que, em latim, significa amanhã, ou seja, a derrota do demônio, que insiste que a conversão seja adiada. Além disso, seu manto vermelho simboliza seu martírio; o capacete sobre o chão corresponde à sua renúncia a suas armas para aceitar a palavra de Deus; a cidade ao fundo é uma indicação dos luxos dos quais o santo desfrutava e de tudo que deixou para trás para se dedicar à fé cristã; e a aura ao redor de sua cabeça simboliza sua santidade.
Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois os Santos dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas Urgentes, proteja-me; ajudam-me; dai-me forças, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (faça o seu pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar. Proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranquilidade, ó meu Santo Expedito, vos serei grato pelo resto de minha Vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp