fbpx

São José

  • Festa litúrgica: 19 de março, Solenidade de São José, e 1 de maio, Festa de São José Operário
  • Padroeiro (a): Da Igreja Católica, da Bélgica, do Canadá, dos pais biológicos e adotivos, das famílias, dos trabalhadores, do Estado do Ceará e das capitais Palmas e Macapá.
São José, também conhecido como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, foi esposo de Maria e pai adotivo de Jesus e é considerado o padroeiro universal das igrejas católica, ortodoxa, ortodoxa oriental, luterana e anglicana. Segundo o Evangelho, José era um carpinteiro e descendia de Davi. A maioria das informações que temos sobre a vida e morte de São José se encontra em comentários teológicos, homilias ou textos apócrifos, pois os oficiais pouco o citam. No geral, ele é apresentado como justo, piedoso e amoroso, sendo responsável pelo bem-estar de Jesus e Maria por toda a sua vida, inclusive por meio das visões que recebia em seus sonhos, que possibilitavam que levassem sua família para lugares seguros, a fim de garantir sua sobrevivência.
Em sua imagem, o manto marrom representa sua humildade e simplicidade; sua túnica pode vir em diversas cores: a roxa se refere à penitência e à fé, a azul, ao céu e a branca, à pureza de seu coração; o lírio corresponde à sua vitória sobre o pecado e a morte; seus olhos baixos simbolizam sua condição de pai de Jesus na Terra; o menino Jesus em seu colo é uma indicação da paternidade; a túnica branca do menino Jesus representa sua pureza e os detalhes dourados, sua origem divina; o globo na mão de Jesus é uma representação de que o mundo está em suas mãos; e a mão direita de Cristo, que abençoa, é uma indicação de que ele zela pela humanidade.
Ó glorioso São José, digno de ser amado, invocado e venerado com especialidade entre todos os santos, pelo primor de vossas virtudes, eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão, perante a Santíssima Trindade, perante Jesus Vosso Filho adotivo, e perante Maria, Vossa Santíssima Esposa, minha Mãe terníssima, tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos, por meu protetor e pai, proponho firmemente nunca esquecer-me de Vós, honrar-Vos todos os dias que Deus me conceder e, fazer quanto em mim estiver para inspirar vossa devoção aos que estão sob o meu encargo. Dignai-vos vo-lo peço ó pai do meu coração, conceder-me a vossa especial proteção e admitir-me entre os vossos mais fervorosos servos. Em todas as minhas ações assisti-me, junto de Jesus e Maria favorecei-me, e na hora da morte não me falteis, por piedade. Amém”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp