fbpx

São Longuinho

  • Festa litúrgica: 15 de março
  • Padroeiro (a): Dos esquecidos.
São Longuinho, ou Longino, nasceu e morreu no século I, na Capadócia, e foi canonizado em 999. Não existem muitos relatos sobre sua vida e julga-se que ele foi o legionário romano que perfurou o corpo de Jesus com a lança. Conta-se que São Longuinho, antes de servir em Israel, estava alocado na corte romana e comparecia a diversas festas. Por ter baixa estatura, conseguia enxergar o que acontecia por baixo das mesas e, ao encontrar objetos perdidos, sempre os devolvia a seus donos. Convertido, São Longuinho se tornou monge e saiu em missão de evangelização, que depois foi interrompida por sua prisão, martírio e morte, que se deu a mando de Pôncio Pilatos. A cidade de Viena, Áustria, abriga uma relíquia que é tida como a Lança do Destino. No Brasil, São Longuinho é reverenciado por achar objetos perdidos. Para tal, repete-se: São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido), dou três pulinhos. Quando o objeto é encontrado, a pessoa deve cumprir a promessa e dar os três pulinhos.
Em sua imagem, sua túnica simboliza a humildade e uma vestimenta para viagens mais longas; o alforje representa sua passagem de torturador a pregador; a lanterna corresponde à sua habilidade de encontrar objetos perdidos; o cajado indica a fé que o ajudou em sua jornada; e sua lança é a mesma que utilizou para perfurar o corpo de Jesus Cristo.
Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp